A história do Grupo Paranaense de Comunicação, GRPCOM, tem raízes no início do século 20 e ao longo de 99 anos foi escrita e construída por muitas mãos. Os primeiros veículos do grupo foram o jornal Gazeta do Povo e a RPC, antigo Canal 12. Ambos foram adquiridos pelos empresários Francisco Cunha Pereira Filho e Edmundo Lemanski, na década de 60. Uma união de sucesso que deu origem ao que hoje é o maior grupo de comunicação do Paraná.
A visão desenvolvimentista, os critérios éticos e o empreendedorismo desses dois empresários transformaram a comunicação no Paraná. Essas qualidades criaram as condições necessárias à liderança e à credibilidade conquistadas por todas as empresas que atualmente integram o GRPCOM. Podemos afirmar, com orgulho, que conhecer a história do GRPCOM é conhecer uma parte significativa da história da comunicação, do desenvolvimento do Paraná e da construção da democracia no Brasil.
O jornal Gazeta do Povo é criado por Benjamin Lins e De Plácido e Silva, que lançam sua primeira edição em 3 de fevereiro.
O Canal 12 é inaugurado em Curitiba por Nagib Chade.
Francisco Cunha Pereira Filho e Edmundo Lemanski adquirem a Gazeta do Povo.
Canal 12 é adquirido por Francisco Cunha Pereira Filho e Edmundo Lemanski.
TV Coroados em Londrina é adquirida pelos empresários Edmundo Lemanski e Francisco Cunha Pereira Filho.
Implantação da TV Cataratas em Foz do Iguaçu. Sucursal de Cascavel passa a fazer parte da regional de Foz. Rádio 98FM é inaugurada em Curitiba.
Os sócios Francisco Cunha Pereira Filho e Edmundo Lemanski adquirem o Jornal de Londrina.
É fundado o Instituto RPC (atual Instituto GRPCOM).
Criada a área de eventos: RPCPROMO.
Lançamento da rádio Mundo Livre FM. RPC TV é a primeira emissora do sul do país a implantar tecnologia digital.
Reposicionamento da marca do grupo para GRPCOM. Lançamento da Gazeta Maringá, primeiro jornal só no digital.
Aquisição da rádio Cultura FM de Maringá, do jornal Tribuna e do portal de notícias Paraná Online. Lançamento do canal a cabo ÓTV.
Lançamento da Unidade Móvel de Alta Definição, HDView.
Gazeta do Povo passa a ser um jornal totalmente digital, com uma edição impressa semanal.